Mar ~ Marionetas | Festival Internacional de Marionetas de Espinho

Mar ~ Marionetas | Festival Internacional de Marionetas de Espinho

Mar~Marionetas - Festival Internacional de Marionetas de Espinho 2024


S.A.Marionetas 25 anos a trabalhar para o boneco [ APRESENTAÇÃO DE LIVRO ]


19 OUT 15h00 . SÁBADOFACE / Museu Municipal de Espinho
S.A.Marionetas 25 anos a trabalhar para o bonecoS.A.Marionetas 25 anos a trabalhar para o bonecoS.A.Marionetas 25 anos a trabalhar para o bonecoS.A.Marionetas 25 anos a trabalhar para o bonecoS.A.Marionetas 25 anos a trabalhar para o bonecoS.A.Marionetas 25 anos a trabalhar para o boneco

S.A.Marionetas 25 anos a trabalhar para o boneco

O livro “S.A.Marionetas 25 anos a trabalhar para o boneco” tem design de Andreia Silvano e entrevistas de Manuel Leiria. Com edição de S.A.Marionetas e com o apoio da República Portuguesa/DGArtes, Câmara Municipal de Alcobaça, Fedima Tyres, CA Crédito Agrícola e Unima Portugal. São 360 páginas a cores com a história da companhia nos últimos 25 anos. Com depoimentos, entrevistas, centenas de fotografias, curiosidades, aventuras e muitas viagens.

o que o festival tem a dizer

É com imenso gosto que o Mar~Marionetas acolhe a apresentação deste livro.

Uma companhia com uma forte presença internacional, marcante na sua trajetória artística, com um forte trabalho em torno da defesa do teatro tradicional de fantoches, o teatro Dom Roberto, que integra o inventário do Património Imaterial Cultural Português.

Uma belíssima edição, um documento raro, como são todos os documentos que abordam a área do teatro, com enfoque na arte da marioneta. A Companhia fará esta presença, sendo assim um momento imperdível.

S.A.Marionetas – Teatro & Bonecos

Uma estrutura profissional de criação em teatro de marionetas composta por autores, construtores e marionetistas que produzem originais, em português, com o objetivo de promover e divulgar o Teatro de Marionetas desde 1997. Nessa perspetiva, o seu trabalho passa pela investigação e a procura de novas soluções estéticas, bem como a preservação da tradição popular portuguesa através da pesquisa e continuidade na realização do Teatro D. Roberto. Em ambos os casos, privilegia-se a itinerância dos espetáculos como melhor forma de divulgar a arte da marioneta.

A companhia organiza, desde 1998, o Festival de Teatro de Marionetas “Marionetas na Cidade” em Alcobaça, onde está sedeada. Desde 2015 o festival é distinguido com o “EFFE Label”. Tem participado em Festivais em Portugal, e representou o país em Espanha, Alemanha, França, Bélgica, Reino Unido, Itália, República Checa, China, Eslováquia, Macau, Cazaquistão, Indonésia, Coreia do Sul, Angola, Tunísia, Turquia, São Tomé, Áustria, Irão, Tailândia, Rússia, Timor, EUA, Brasil, etc. Desde 1997 criou 57 produções originais com mais de 2800 apresentações. Em 2005 foi-lhe atribuído o prémio de mérito cultural das artes e espetáculo “Troféu Afonso Lopes Vieira”. Já recebeu 15 prémios internacionais e nacionais e várias nomeações e louvores pelo seu trabalho. Produziu e coproduziu óperas, bailados, teatro, cinema e televisão, sempre com marionetas.

ficha artística

TÍTULO S.A.Marionetas 25 anos a trabalhar para o boneco
ORGANIZAÇÃO Sofia Olivença Vinagre
DESIGN E PAGINAÇÃO Andreia Silvano
ENTREVISTAS Manuel Leiria
REVISÃO Natacha Costa Pereira
FOTOGRAFIA DA CAPA Márcia Bellotti, Luiza Porto
IMPRESSÃO E ACABAMENTO Printer Portuguesa
TIRAGEM 1000 exemplares
EDIÇÃO S.A.Marionetas
ISBN 978-989-96554-3-0
DEPÓSITO LEGAL 519150/23
PÁGINAS 360
IMPRESSÃO cores
DIMENSÕES 245 X 280 X 20 mm

links


download

ARQUIVO IMAGEM GALERIA 3.2 Mb
ARQUIVO IMAGEM FOI ASSIM 138.1 Mb
MM24 - 377 X 210_OG-99.PNG 130.9 Kb
OG-99-EVENTO.PNG 733.3 Kb
OG-99-FACE.PNG 1.7 Mb
OG-99-INSTA.PNG 2.8 Mb

foi assim

A apresentação de um livro é um bem fundamental. A produção de documentos que possibilitem um maior conhecimento sobre o que é a arte da marioneta, bem como a produção de conteúdos, teóricos e históricos, para memória futura em formato digital ou em formato papel são elementos que o Festival Mar~Marionetas considera como prementes e fundamentais serem potenciados. Num processo onde o entendimento ainda se está a encontrar, estamos em crer que o Festival tem também este dever e função de serviço público. Dando, portanto, a conhecer não só esta arte através dos espetáculos, das formações, das exposições e das performances mas também pela faceta mais teórica, da arte da marioneta.

A companhia S.A.Marionetas, que desenvolve o seu trabalho há mais de 25 anos, enceta diversos esforços para poder apresentar um livro magnífico que podemos ter nas nossas mãos. Tal aconteceu no Fórum de Arte e Cultura de Espinho, com os seus autores e criadores, que apaixonadamente, nos narram histórias inacreditáveis, acerca das suas viagens, que ultrapassam, as três dezenas de países visitados pelo mundo fora. Se bem que nos narram acontecimentos na China, também nos narram narrativas do Irão, bem como idas a Inglaterra em momentos de crises sociais.


^