Mar ~ Marionetas | Festival Internacional de Marionetas de Espinho
Mar~Marionetas - Festival Internacional de Marionetas de Espinho 2025
Os Lobos de Pedra [ ESPETÁCULO ]
- Trupe Fandanga / Circolando – Central Elétrica < Porto
- M/6 . 40mins . acesso gratuito
- acesso gratuito mediante levantamento prévio de bilhete e segundo a lotação do espaço
24 MAI 15h00 . SÁBADO | Centro Multimeios de Espinho |
24 MAI 17h00 . SÁBADO | Centro Multimeios de Espinho |
Os Lobos de Pedra
“Os Lobos de Pedra” é a viagem de um rapaz ao interior do seu coração, o lugar onde vive uma matilha de Lobos. Às vezes tudo é tranquilo, às vezes as batalhas acontecem. Com recurso a marionetas e a um dispositivo cénico móvel, propomos um olhar desmistificador e interrogativo da personagem do lobo, uma mescla imbrincada de selvagem e terrível, como um lado justo e leal que lhe é natural.
Na história original de “O Pedro e o Lobo” de Prokofiev, o lobo é a desculpa para a malvadez inocente do rapaz. Na lindíssima versão sem palavras em stop-motion de Suzie Templeton, uma das referências deste espetáculo, a tónica é colocada na densidade do Pedro e na forma como ele se transforma, supera, e descobre a sua coragem ao salvar o lobo que comeu o seu melhor amigo.
Este relevar da não linearidade das coisas é o fio condutor de “Lobos de Pedra”. Com recurso a marionetas e a um dispositivo cénico móvel, procuramos dar espaço e corpo a uma viagem ao interior do seu coração, o sítio onde habitam os lobos.
O cenário é uma ilha de chapas e madeira suspensa sobre estacas numa superfície “aquática”. Um espaço feito de muitas camadas e esconderijos que permitem o jogo e o entrar e sair de vários estados emocionais do Pedro e dos seus diferentes lobos. Ora predadores, ora presas. Ora lobos negros e tempestuosos, ora brancos e angelicais. E por vezes mesclam se em gradações de cinzento.
o que o festival tem a dizer
O trabalho que a artista Sandra Neves, e a sua estrutura Trupe Fandanga, nos apresenta, com apoio da CRL - Central Elétrica, é um consolidado trabalho desenvolvido em torno da arte da marioneta. Quer seja na vertente do cinema de animação, quer seja em palco, mostra-nos um universo muito próprio, muito peculiar, onde a organização e a beleza se aliam ao caos e a uma visão do erro como perfeição cénica. Numa exploração humana que vai embebida com um olhar artístico, explorar o lado plástico que revela uma intensidade emocional forte, descobrimos um mundo cheio de engenhos e possibilidades saídas dos escombros na sua grande beleza.
Trupe Fandanga / Circolando – Central Elétrica
A Trupe Fandanga nasceu no Porto em 2014, sob direção de Sandra Neves. Pretende ser um espaço de pesquisa na construção e manipulação de marionetas e objetos. Trabalha a marioneta fora do espaço convencional de representação e tem especial carinho por espetáculos intimistas e de pequena escala. Além de Botequim, A Trupe estreia em 2019 o micro-espetáculo de marionetas Onirotóptero, que segue a linha do teatro de lambe-lambe. Em 2021 estreia Qubim, que circula pelos principais festivais de marionetas nacional e internacionalmente. Em 2023, estreia Ai de Mim, Ai do Eu!, a sua quarta criação.
ficha artística
DIREÇÃO ARTÍSTICA E MANIPULAÇÃO Sandra NevesMÚSICA ORIGINAL Carlos Adolfo
TEXTO Ricardo Alves
CENOGRAFIA Sandra Neves, Miguel Cantante
TENDA ANFITEATRO Miguel Cantante
DESENHO DE LUZ Mariana Figueroa
VÍDEO Patrícia Viana Almeida
VOZ OFF Rita Cantante
MASTERIZAÇÃO Tiago Ralha
OLHAR EXTERNO Patrick Murys
DIREÇÃO DE PRODUÇÃO Ana Carvalhosa
PRODUÇÃO Joana Alves, João Gravato
OPERAÇÃO DE LUZ E SOM Francisco Alves
COPRODUÇÃO Teatro Municipal do Porto, Circolando – Central Elétrica
links
download
ARQUIVO IMAGEM GALERIA 1.3 MbMM25 - 377 X 210_OG-146.PNG 158.2 Kb
OG-146-EVENTO.PNG 781.8 Kb
OG-146-FACE.PNG 4.4 Mb
OG-146-INSTA.PNG 3.6 Mb