Mar ~ Marionetas | Festival Internacional de Marionetas de Espinho

Mar ~ Marionetas | Festival Internacional de Marionetas de Espinho

Mar~Marionetas - Festival Internacional de Marionetas de Espinho 2025


Cenógrafos, Figurinistas e Marionetistas [ APRESENTAÇÃO DE LIVRO ]


31 MAI 17h00 . SÁBADOFACE / Museu Municipal de Espinho
Cenógrafos, Figurinistas e MarionetistasCenógrafos, Figurinistas e MarionetistasCenógrafos, Figurinistas e MarionetistasCenógrafos, Figurinistas e Marionetistas

Cenógrafos, Figurinistas e Marionetistas

O livro é uma Memória de 50 Anos de Trabalho teatral focada nos Cenógrafos, Figurinistas e Marionetistas que fizeram este percurso com o encenador e cenógrafo José Caldas. São eles, na maioria, cenógrafos portugueses mas também italianos, franceses e brasileiros. Dar voz e luz a estes artistas que trabalham na sombra e a visibilidade que merecem é a intenção primeira desta publicação. São 28 artistas com os seus currículos, seus textos sobre os trabalhos, desenhos dos seus projetos cenográficos, dos seus figurinos e suas marionetas. Além disso, as fotografias dos seus trabalhos realizados e em ação nos espetáculos.

Alguns críticos teatrais também falam das suas obras, assim como os autores das peças teatrais, tais como Manuel António Pina e Agustina Bessa-Luís.

José Caldas

Formado pelo Conservatório Nacional de Teatro (Rio de Janeiro), pela Escola CityLit (Londres) e pela Escola Superior de Educação pela Arte (Lisboa). No Brasil, trabalhou como ator e assistente de encenação nos espetáculos “O Balcão”, com Vitor Garcia; “A Celestina”, de Rojas, com Ziembinski; “Album de Família”, de Nelson Rodrigues, com Jaime Barcelos, e “Longe daqui aqui mesmo”, de António Bivar, com Abujamra.

Em Portugal criou 63 espetáculos com diversas estruturas e para vários grupos independentes, como Os Cómicos, OTC, GITT, O Bando, TAS, Grupo de Teatro Hoje, Cendrev, Maizum, TEC, TAI, TUP, O Realejo, Sete Ofícios, Pau e Tela, Seiva Trupe, Teatro do Noroeste, Teatro Bruto, Art’Imagem, Quinta Parede, Teatro Nacional de São João, Cena Lusófona, A Escola da Noite, Teatrão, FC Produções Artísticas, CTB, Fundação Calouste Gulbenkian, Jangada Teatro, Companhia de Ópera do Castelo, Teatro e Marionetas de Mandrágora, Cassefaz, Teatro do Montemuro, Varazim Teatro.

Dirigiu encenações em França (Centro Dramático Nacional, Lyon), em Itália (Assemblea Teatro, Turim, e Centro Teatrale Bresciano) e na Galiza (Centro Dramático Galego). Foi distinguido com quatro prémios da Associação Portuguesa de Críticos Teatrais, com o Prémio Biennale Théâtre Jeunes Publics (Lyon, França) e com o Prémio María Casares (Galiza). Foi professor na Faculdade de Ciências da Educação, na ESMAE, na Academia Contemporânea do Espetáculo e no Ballet Teatro (Porto) e na Universidade de Évora. Publicou: “O Instante plural” (Horizonte); “20 Anos de Teatro e Miscigenação” (Quinta Parede/Fundação Gulbenkian); “30 Anos de Teatro e Jovem Público” (Quinta Parede/Fundação Gulbenkian); “40 Anos de Teatro” (Quinta Parede/SPA); “50 Anos de Teatro – Milagres Profanos” (Quinta Parede/SPA). Fez Crítica Teatral em “O Jornal” e no “Jornal de Notícias”. Realizou a exposição “Ex-Votos Teatrais”, no Museu Nacional do Teatro (Lisboa) e no Museu Nacional Soares dos Reis (Porto).

ficha artística

INTRODUÇÃO Helena Santos
DESIGN GRÁFICO Marta Braz
COORDENAÇÃO E INTERTEXTOS José Caldas
EDITORA Quinta Parede – Associação Cultural
APOIO Sociedade Portuguesa de Autores

links


download

ARQUIVO IMAGEM GALERIA 12.8 Mb
MM25 - 377 X 210_OG-147.PNG 183.6 Kb
OG-147-EVENTO.PNG 3.1 Mb
OG-147-FACE.PNG 8.5 Mb
OG-147-INSTA.PNG 7.1 Mb
^