Mar ~ Marionetas | Festival Internacional de Marionetas de Espinho

Mar ~ Marionetas | Festival Internacional de Marionetas de Espinho

Mar~Marionetas - Festival Internacional de Marionetas de Espinho 2025


Marionetas em Movimento [ OFICINA ]


17 MAI 14h30 > 16h30 . SÁBADOCentro Multimeios de Espinho
24 MAI 14h30 > 16h30 . SÁBADOCentro Multimeios de Espinho
31 MAI 14h30 > 16h30 . SÁBADOFACE / Museu Municipal de Espinho
Marionetas em MovimentoMarionetas em MovimentoMarionetas em MovimentoMarionetas em MovimentoMarionetas em Movimento

Marionetas em Movimento

Apresentamos uma proposta que nos leva a descobrir o movimento mais leve, calmo e tranquilo; pesos e deslocações, marionetas suspensas que se movem pelo ar, com o vento e com a brisa.

Aqui somos os criadores, mas a natureza é também potenciadora de ser marionetista com a sua força e gravidade. O teatro é amplo.

Figuras que se movimentam no espaço e que, como as crianças, vivem no movimento constante da sua inquietude. Vamos individualmente criar uma peça a partir da sugestão lançada “animais que voam” e transformá-la numa criatura que nos leve a imaginar, colorir, recortar e pintar.

As oficinas Mandrágora, dirigidas às famílias, recorrem a materiais simples, para os pais e os docentes e sobretudo as crianças ficarem familiarizadas com os mesmos e os possam descobrir. Com o apoio dos adultos conseguirão explorar a arte na simplicidade de criar a brincar e fazer do jogo um grande espaço teatral.

o que o festival tem a dizer

Esta oficina consiste na colocação do jovem em contacto com uma realidade criativa distinta, onde para se alcançar a dramatização se passa pela criação do objeto cénico, ou seja, a marioneta. Esta marioneta, de estrutura simples, evoca o imaginário das criaturas voadoras que povoaram e continuam a povoar os céus.

E como a imaginação não tem fim, estes seres podem igualmente voar por todas as mentes.

Cada jovem cria a sua própria marioneta, sendo a mesma um ponto de partida para um projeto mais alargado em torno de histórias que abordem a intenção do voo.

Teatro e Marionetas de Mandrágora

O Teatro e Marionetas de Mandrágora é uma companhia profissional de teatro de marionetas com direção artística de Clara Ribeiro e Filipa Mesquita e direção plástica de enVide neFelibata. A Companhia foi fundada a 2 de abril de 2002. Na simbiose de uma linguagem simbólica que conjuga o património e o legado tradicional com o pensamento e a dinâmica da sociedade contemporânea, num diálogo nem sempre pacífico surge um elemento fundamental, a marioneta. Este elemento apoia-nos na procura de uma identidade cultural própria.

O nosso objetivo é o de descobrir as potencialidades estéticas, plásticas, cénicas e dramáticas da marioneta em si mesma, como em relação com o ator e nessa descoberta explorar a dramaturgia que nos caracteriza: a de explorar a cultura, a crença e a lenda aliada à urbe, à exploração tecnológica e à velocidade da aldeia global. Ao longo do nosso percurso artístico têm sido diversas as propostas quer nos públicos; adulto, jovem, escolar e familiar; quer na formação de base ou especializada. Uma das nossas grandes apostas é a digressão nacional e internacional dos projetos. Descentralização, trabalho comunitário, criação em parceria e a valorização social e inclusiva são preocupações preponderantes no nosso quotidiano.

 

Ao longo destes 22 anos afirmámos a Companhia como uma estrutura de criação artística contemporânea através das dezenas de propostas de espetáculos apresentadas nacional e internacionalmente, quer sejam criações próprias, bem como em colaboração com outras estruturas e entidades culturais nacionais e internacionais.

Temos como premissa dar espaço à liberdade criativa da nossa equipa artística, garantindo a existência dentro da própria estrutura de várias linguagens e diversas visões que se unem num ponto comum do desenvolvimento da arte do teatro das marionetas. A ponderação sobre a problemática das fragilidades sociais e um olhar atento sobre tradições e sobre o património são as bases da dramaturgia da estrutura que se consolidam em olhares distintos, mas simultaneamente convergentes.

É fundamental o diálogo com os diferenciados públicos e a envolvência da criação nos distintos contextos e espaços, bem como a interceção entre entidades e estruturas, criando propostas multidisciplinares que visam sobretudo a comunicação artística com os públicos.

Salienta-se ainda a colaboração com inúmeros serviços educativos no programa de implementação de atividades em instituições como monumentos, museus e património edificado.

links


download

ARQUIVO IMAGEM GALERIA 30.4 Mb
MM25 - 377 X 210_OG-150.PNG 169.2 Kb
OG-150-EVENTO.PNG 1.8 Mb
OG-150-FACE.PNG 5.5 Mb
OG-150-INSTA.PNG 4.4 Mb
^