Mar ~ Marionetas | Festival Internacional de Marionetas de Espinho

Mar ~ Marionetas | Festival Internacional de Marionetas de Espinho

Mar~Marionetas - Festival Internacional de Marionetas de Espinho 2024


ALFREDO - O Colecionador de Borboletas [ ESPETÁCULO ]


18 OUT 21h30 . SEXTA . [ ESGOTADO ]Centro Multimeios de Espinho
ALFREDO - O Colecionador de BorboletasALFREDO - O Colecionador de BorboletasALFREDO - O Colecionador de BorboletasALFREDO - O Colecionador de BorboletasALFREDO - O Colecionador de BorboletasALFREDO - O Colecionador de Borboletas

ALFREDO - O Colecionador de Borboletas

Numa terra distante cheia de vida e bonita como nenhuma outra. Vivia uma pessoa com um gosto muito particular. Colecionar borboletas. Mas só as de cor vermelha, as mais raras. A sua obsessão era de tal ordem que as guardava num lugar protegido por todos os lados dos eventuais ladrões. Certo dia, aquando de uma das suas caçadas, fica preso num buraco. Assustado, faz tudo para sair e quando finalmente conseguiu sair reparou que tinha ficado sem as duas pernas. Não lhe doía nada, mas não estavam lá. Desesperado tenta achá-las, mas em vão, não estavam em lado nenhum. E agora como é que ele podia andar e saltar para apanhar as suas borboletas?

Esta produção da companhia S.A.Marionetas é uma ideia antiga da companhia de abordar o tema da deficiência, mas de uma forma real e, ao mesmo tempo, com um sentido de esperança e luta pela conquista de ultrapassar barreiras.

 

Espetáculo baseado num conto de José Manuel Valbom Gil, autor de várias obras para teatro de marionetas e premiado internacionalmente pelas suas criações e performances artísticas nesta área. Aqui o autor aborda várias temáticas nos acontecimentos que surgem em volta da personagem principal. A obsessão pelo objetivo de vida obsessivo faz esta personagem ter o engenho e a vontade de ir em frente, independentemente dos obstáculos encontrados por causa da sua recente perda de mobilidade. Ao mesmo tempo, encontramos uma mensagem de esperança através das soluções encontradas por ele para seguir em frente. A forma como tudo termina através de uma solução abstrata, mas, ao mesmo tempo, com uma mensagem de liberdade e de inclusão, leva-nos a manter a esperança para continuar a viver independentemente das dificuldades e obstáculos encontrados.

o que o festival tem a dizer

A companhia S.A.Marionetas é uma estrutura de reconhecido mérito nacional e com ampla digressão internacional, inúmeras vezes premiada pelo extraordinário trabalho desenvolvido em torno da arte da marioneta.

Assim, até este festival chega-nos um projeto de marionetas de mesa, onde a narrativa nos vai deslindando sobretudo a noção do lidar com a diferença. Este é um espetáculo que acolhemos com imenso gosto numa noite muito bem passada.

S.A.Marionetas – Teatro & Bonecos

Uma estrutura profissional de criação em teatro de marionetas composta por autores, construtores e marionetistas que produzem originais, em português, com o objetivo de promover e divulgar o Teatro de Marionetas desde 1997. Nessa perspetiva, o seu trabalho passa pela investigação e a procura de novas soluções estéticas, bem como a preservação da tradição popular portuguesa através da pesquisa e continuidade na realização do Teatro D. Roberto. Em ambos os casos, privilegia-se a itinerância dos espetáculos como melhor forma de divulgar a arte da marioneta.

A companhia organiza, desde 1998, o Festival de Teatro de Marionetas “Marionetas na Cidade” em Alcobaça, onde está sedeada. Desde 2015 o festival é distinguido com o “EFFE Label”. Tem participado em Festivais em Portugal, e representou o país em Espanha, Alemanha, França, Bélgica, Reino Unido, Itália, República Checa, China, Eslováquia, Macau, Cazaquistão, Indonésia, Coreia do Sul, Angola, Tunísia, Turquia, São Tomé, Áustria, Irão, Tailândia, Rússia, Timor, EUA, Brasil, etc. Desde 1997 criou 57 produções originais com mais de 2800 apresentações. Em 2005 foi-lhe atribuído o prémio de mérito cultural das artes e espetáculo “Troféu Afonso Lopes Vieira”. Já recebeu 15 prémios internacionais e nacionais e várias nomeações e louvores pelo seu trabalho. Produziu e coproduziu óperas, bailados, teatro, cinema e televisão, sempre com marionetas.

ficha artística

ORIGINAL José Manuel Valbom Gil
ENCENAÇÃO José Gil, Sofia Olivença Vinagre, Natacha Costa Pereira
MANIPULAÇÃO José Gil, Natacha Costa Pereira
MARIONETAS E FIGURINOS Sofia Olivença Vinagre
CENOGRAFIA José Gil
PINTURA DAS MARIONETAS Natacha Costa Pereira
MÚSICA ORIGINAL Hugo Trindade (COMPOSIÇÃO : Hugo Trindade; SAXOFONES : Mário Marques; PIANO : Edgar Alexandre; BAIXO ELÉTRICO : Hugo Trindade; BATERIA : Luís Pereira; CAPTAÇÃO E MISTURA : Edgar Alexandre, Mário Marques, Hugo Trindade; EDIÇÃO E MASTERIZAÇÃO : Hugo Trindade)
FOTOGRAFIA Porto Bellotti, SAM, João Costa
PRODUÇÃO S.A.Marionetas - Teatro e Bonecos
PARCERIA INSTITUCIONAL República Portuguesa Ministério da Cultura
APOIOS Câmara Municipal de Alcobaça, Fundação Calouste Gulbenkian

links


download

ARQUIVO IMAGEM GALERIA 4.6 Mb
ARQUIVO IMAGEM FOI ASSIM 114.4 Mb
MM24 - 377 X 210_OG-65.PNG 88.7 Kb
MM24 - MONITOR MULTIMEIOS 1080 X 1920_OG-65.PNG 1.8 Mb
OG-65-EVENTO.PNG 504.2 Kb
OG-65-FACE.PNG 1.1 Mb
OG-65-INSTA.PNG 2 Mb

foi assim

Recebemos a companhia S.A.Marionetas, em Espinho, vinda de Alcobaça, tendo sido apresentado um projeto artístico que se encontra em digressão nacional e internacional.

Mais uma sala esgotada, a adesão do público, o convívio entre artistas, entre equipas, aqueles dias em que a satisfação pessoal do grupo envolvente nos enche de satisfação pessoal.

Marcamos assim a entrada no segundo fim de semana do Festival Mar~Marionetas, com esta proposta diferenciadora que nos mostra uma visão sobre a deficiência física e sobre o conceito de liberdade.

Uma companhia que se pauta por um trabalho desenvolvido ao longo de 27 anos em distintos caminhos e direções dramatúrgicas e plásticas, explorando temáticas prementes na sociedade dos dias de hoje.


^