Mar ~ Marionetas | Festival Internacional de Marionetas de Espinho

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Mar~Marionetas - Festival Internacional de Marionetas de Espinho 2024


A menina que pintava pássaros [ ESPETÁCULO ]


20 OUT 11h30 . DOMINGOAuditório de Espinho – Academia
A menina que pintava pássarosA menina que pintava pássarosA menina que pintava pássarosA menina que pintava pássarosA menina que pintava pássarosA menina que pintava pássarosA menina que pintava pássaros

A menina que pintava pássaros

Existem pessoas coração-papel frágeis e delicadas. Existem pessoas coração-pedra são fortes mas deixam-se envolver. Existem pessoas coração-tesoura que podem criar ou despedaçar.

Alma decidiu ser papel. Alma estava ali por escolha, ou melhor, por uma infinidade de escolhas. Ali poderiam não existir vilões, porque todos podemos fazer escolhas.

Quais foram essas escolhas e como elas transformaram esta estória no que ela é, são o segredo deste espetáculo.

o que o festival tem a dizer

Todas as crianças merecem ser o que escolherem. “A menina que pintava pássaros” é uma das últimas criações do Teatro e Marionetas de Mandrágora que se apresenta com uma criação desafiadora, onde as marionetas convencionais se aliam a marionetas digitais num espaço em espiral, que se nos remete para a ausência de liberdade. Numa criação de Clara Ribeiro, este projeto impactante lança o desafio de pensarmos o que temos de encetar enquanto esforços para termos a alma livre. Porque a liberdade quando se nasce nem sempre é para todos.

Teatro e Marionetas de Mandrágora

O Teatro e Marionetas de Mandrágora é uma companhia profissional de teatro de marionetas com direção artística de Clara Ribeiro e Filipa Mesquita e direção plástica de enVide neFelibata. A Companhia foi fundada a 2 de abril de 2002. Na simbiose de uma linguagem simbólica que conjuga o património e o legado tradicional com o pensamento e a dinâmica da sociedade contemporânea, num diálogo nem sempre pacífico surge um elemento fundamental, a marioneta. Este elemento apoia-nos na procura de uma identidade cultural própria.

O nosso objetivo é o de descobrir as potencialidades estéticas, plásticas, cénicas e dramáticas da marioneta em si mesma, como em relação com o ator e nessa descoberta explorar a dramaturgia que nos caracteriza: a de explorar a cultura, a crença e a lenda aliada à urbe, à exploração tecnológica e à velocidade da aldeia global. Ao longo do nosso percurso artístico têm sido diversas as propostas quer nos públicos; adulto, jovem, escolar e familiar; quer na formação de base ou especializada. Uma das nossas grandes apostas é a digressão nacional e internacional dos projetos. Descentralização, trabalho comunitário, criação em parceria e a valorização social e inclusiva são preocupações preponderantes no nosso quotidiano.

 

Ao longo destes 22 anos afirmámos a Companhia como uma estrutura de criação artística contemporânea através das dezenas de propostas de espetáculos apresentadas nacional e internacionalmente, quer sejam criações próprias, bem como em colaboração com outras estruturas e entidades culturais nacionais e internacionais.

Temos como premissa dar espaço à liberdade criativa da nossa equipa artística, garantindo a existência dentro da própria estrutura de várias linguagens e diversas visões que se unem num ponto comum do desenvolvimento da arte do teatro das marionetas. A ponderação sobre a problemática das fragilidades sociais e um olhar atento sobre tradições e sobre o património são as bases da dramaturgia da estrutura que se consolidam em olhares distintos, mas simultaneamente convergentes.

É fundamental o diálogo com os diferenciados públicos e a envolvência da criação nos distintos contextos e espaços, bem como a interceção entre entidades e estruturas, criando propostas multidisciplinares que visam sobretudo a comunicação artística com os públicos.

Salienta-se ainda a colaboração com inúmeros serviços educativos no programa de implementação de atividades em instituições como monumentos, museus e património edificado.

ficha artística

DIREÇÃO ARTÍSTICA Clara Ribeiro
DIREÇÃO PLÁSTICA Rúben Gomes
TEXTO, ENCENAÇÃO, DRAMATURGIA E INTERPRETAÇÃO Clara Ribeiro
APOIO À MANIPULAÇÃO Filipa Mesquita
MARIONETAS Rúben Gomes
CENOGRAFIA Migvel Tepes
ADEREÇOS Migvel Tepes, Rúben Gomes
FIGURINOS Jordann Santos
ASSISTENTE DE FIGURINOS E CENOGRAFIA Beatriz Filomeno
MÚSICA CÉNICA Hugo Morango
DESENHO DE LUZ César Cardoso
VÍDEO Rúben Gomes
ROSTO DO CENSOR Ramiro Ferreira
FOTOGRAFIA DE CENA Ana Filipa Rodrigues
DESIGN GRÁFICO Rúben Gomes
PRODUÇÃO Teatro e Marionetas de Mandrágora
PRODUÇÃO EXECUTIVA Hélder David Duarte
APOIO República Portuguesa - Cultura, DGARTES – Direção-Geral das Artes, Município de Espinho/Câmara Municipal de Espinho, Município de Gondomar

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foi assim

O Auditório de Espinho - Academia esgotou, para assistir ao espetáculo do Teatro e Marioneta de Mandrágora “A menina que pintava pássaros”. Uma sala repleta de famílias assistiu em silêncio, na partilha desta história tão sensível que a muitos emocionou profundamente.

O Festival Mar~Marionetas agradece a todos os que ao longo destes dias esgotaram as salas, mas para o Teatro e Marioneta de Mandrágora existe uma satisfação plena, neste momento em que também apresentamos um dos nossos espetáculos que tão marcadamente tem feito digressão. Um momento que potencia a possibilidade de perceber, o universo artístico, para onde caminha esta companhia instalada no Museu Municipal de Espinho. Estamos em crer que as propostas, apresentadas pela Companhia, expositivas, lúdicas, performativas, formativas, ou como aqui aconteceu em forma de espetáculo, dão a conhecer a génese do trabalho dramatúrgico e do pensamento sobre a arte do Teatro e Marionetas de Mandrágora na sua múltipla faceta de observação sobre a sociedade que nos envolve.


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